Artigos

Colaboração : Produzindo OXITOCINAS

“Fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas…”

Ações colaborativas estão tornando-se cada vez mais e mais organizadas como processos e modelos a serem seguidos e replicados em diferentes cenários. A ajuda mútua,  seja  na vida pessoal ou profissional, é uma necessidade de nossa época.

Não precisamos esperar ideias mirabolantes surgirem. Cada um de  nós pode , dentro de seu círculo de influência, dar o primeiro passo. Isso é exercer nossa própria liderança para o que acreditamos ser importante. Aqui em Vevey, na parte francesa da Suíça, existem dezenas de brasileiras expatriadas que deixaram suas profissões para acompanharem suas famílias e  encontraram uma maneira construtiva de se manterem atualizadas em suas áreas de atuação e ao mesmo tempo, sentirem-se úteis compartilhando seus talentos.  Uma das ideias inovadoras nasceu de Luciane Cerri, Fisioterapeuta, que vivendo há 6 anos em Vevey, criou o “Elas por Elas”- um grupo de mulheres com diferentes talentos e profissões que se encontram para trocar experiências, ideias e promoverem o desenvolvimento mútuo.

Os temas são os mais diversos: Coach, Economia Doméstica, Paisagismo, Etiqueta,  CNV, Pintura, Kinésiologia, Culinária, Dança entre outros. Inspiradas pelos desafios da adaptaçao ao novo pais, costumes e cultura elas encontraram uma forma criativa,  produtiva e calorosa de amenizar os impactos da expatriaçāo.

Fotos do Workshop: Manual de Criação de uma Expatriada – Os 3 Cs da Criação no grupo ” Elas por Elas” .

 

 

Um bate papo com a Lu Cerri, idealizadora do Elas por Elas:

 

Criar uma comunidade melhor e mais prazerosa de se viver, só é possível quando permitimos expressar nossa melhor versão. Quando deixamos vir à tona, aquela vontade de fazer algo de valor, não só pra nós, mas para outros ao nosso redor. Isso é em outras palavras criar uma sociedade mais colaborativa, onde cada um de nós permite-se acessar e expressar nosso melhor. É cada um fazendo sua parte, ou exercitando-se na descoberta de que parte é essa!

Dica de TedTalk interessante e inspirador sobre economia criativa e colaborativa:

Previous
Next

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *